
Transformação Digital na logística: conheças as novidades para o setor!
Já foi o tempo em que os setores de distribuição das empresas se preocupavam apenas em atender prazos e garantir a integridade das entregas. Hoje, com a transformação digital na logística, as organizações começaram a perceber que o supply chain eficiente não é aquele que só mantém o bom funcionamento operacional, mas também aquele que possibilita uma experiência diferenciada no mercado.
Ou seja, atualmente, a logística é parte fundamental na estratégia de qualquer empresa — e aquelas que acompanham as tendências e investem nas novas tecnologias são justamente as que mais se destacam no setor.
Para que você fique por dentro do assunto, este post mostrará a importância e o impacto da transformação digital na logística e como a sua empresa pode se beneficiar com essas estratégias e avanços tecnológicos no setor. Sendo assim, continue até o final e tome nota das dicas a seguir!
O que define a transformação digital na logística?
Quem atua no setor logístico há mais tempo acompanha gradativamente a transformação digital dessa área. O supply chain, por exemplo, sempre foi visto como algo operacional e que, de fato, dependia de atividades manuais para o seu funcionamento.
Hoje, um setor de logística moderno é totalmente diferente do que víamos há 10 ou 20 anos nas empresas. Isso envolve desde métodos de armazenagem dos produtos até a experiência causada na entrega de um pedido. As empresas agora dispõem de:
- estruturas automatizadas em seus armazéns;
- identificação de mercadorias por código de barras e coletores de dados;
- sistemas de gestão altamente eficazes;
- softwares de roteirização de entregas inteligentes;
- rastreamento de cargas em tempo real etc.
Esses são apenas alguns exemplos do que até pouco tempo parecia inimaginável e, hoje, é fundamental para se destacar no mercado. Enxergando um pouco mais à frente, já ocorrem testes de entregas com drones — como o Uber Eats já vem testando —, carregamentos antecipados, antes mesmo do cliente confirmar a compra (como a Amazon já patenteou) e muitos outros avanços que a tecnologia vem proporcionando ao setor e está longe de parar.
Em quais pontos a transformação digital na logística está agindo nas empresas?
Evidentemente, em mercados tão dinâmicos como os que existem hoje, a transformação digital na logística se apresenta de formas diferentes e características quase que personalizadas para cada empresa. Sendo assim, fica difícil criar uma “receita pronta” para todas as organizações e indicar, ao certo, onde cada uma precisa investir e implantar uma tecnologia.
Ou seja, cabe ao gestor conhecer o seu negócio e o setor de atuação e apostar nas estratégias corretas! Para esclarecer melhor, uma solução tecnológica específica nem sempre terá os mesmos efeitos e resultados para todos os tipos de empresa.
Por exemplo, uma distribuidora de brinquedos, talvez, tenha menos urgência de investir na terceirização de um operador logístico com fretes aéreos e tecnologia de rastreamento de carga, comparado a uma indústria farmacêutica.
No entanto, mesmo que as estratégias sejam diferentes entre os setores, investir na transformação digital na logística, hoje, é algo primordial. Os aspectos a seguir devem ser levados em consideração em qualquer que seja a área de atuação. Confira!
Ciência de dados
Seja uma farmácia ou uma loja de brinquedos, o Data Science deve fazer parte das estratégias digitais do negócio. A Ciência de Dados, em português, nada mais é do que um estudo de grande volume de informações que os sistemas fazem, no intuito de entender melhor o funcionamento e a atuação de uma atividade.
Por meio desse recurso, é possível analisar diversas fontes de dados e achar a correlação entre elas, em questão de segundos. Trazendo para um exemplo do setor logístico, uma transportadora consegue, perfeitamente, prever suas demandas de veículo, programar entregas mais eficientes e atender melhor as especificidades de seus clientes.
Inteligência artificial
A inteligência artificial na logística já é uma realidade em diversos segmentos, graças aos avanços tecnológicos e ao desenvolvimento de maquinários que conseguem realizar atividades de forma eficiente e eficaz. Esse recurso permite desenvolver algoritmos que aprendem com a prática e não precisam mais ser programados por alguém.
Por exemplo, um sistema de roteirização é capaz de criar rotas inteligentes a uma transportadora, levando em consideração o histórico das anteriores, as preferências predefinidas, o melhor custo para a viagem, segurança, entre outros aspectos. Além disso, dentro dos setores de armazenagem, já é possível encontrar máquinas automatizadas para os processos de movimentação interna e picking, com o uso de esteiras, transelevadores, carros automáticos etc.
Aplicativos
Hoje, se você quer passar uma previsão de entrega a um cliente ou saber a posição exata de sua carga, certamente não vai precisar ligar para a transportadora responsável, para que ela, então, tente contato com o motorista que, por fim, vai “chutar” um horário previsto. Concorda?
Pelo próprio smartphone ou notebook já existem meios de monitorar as entregas em tempo real — desde que o seu parceiro contratado ofereça a tecnologia. Contudo, isso mostra como os aplicativos também facilitam e fazem parte desse processo de transformação digital na logística.
IoT
Por fim, outro fator fundamental que toda empresa deve levar em consideração é a Internet das Coisas aplicada à logística. Afinal, em plena era digital, a conectividade dos dispositivos vai melhorar significativamente a sua gestão.
Aproveitando o gancho do exemplo citado no tópico anterior, se sua empresa contrata uma parceira com tecnologia de rastreamento de carga, esse recurso pode ser conectado a muitos outros e gerar dados e informações valiosas para as suas estratégias de gestão. Você pode gerar relatórios, melhorar procedimentos futuros, aumentar o controle de cargas especiais etc.
Enfim, os impactos da transformação digital na logística são vários e o mercado, a cada dia, mostra que ainda há muitos avanços a serem explorados pelas empresas. Mesmo que cada setor tenha estratégias diferentes, investir em tecnologia e parcerias certas é um caminho fundamental para garantir o bom funcionamento de suas operações e, principalmente, proporcionar experiências diferenciadas e de destaque.
E agora, quer saber um pouco mais sobre esse universo tecnológico na logística? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!