O que é logística omnichannel e por que pensar nela!
Certamente, você já deve ter ouvido falar em logística omnichannel. Afinal, esse conceito já está presente no setor de distribuição nos últimos tempos e, sem dúvidas, suas práticas já deixaram de ser consideradas apenas uma tendência, para se tornarem uma realidade na rotina das empresas.
Para explicar melhor como isso ocorreu, quais as principais expectativas do mercado e quais as vantagens que a logística omnichannel traz aos negócios modernos, resolvemos preparar este post, exclusivamente, para abordar o assunto.
Sendo assim, se você quer se atualizar e saber mais sobre como funciona o omnichannel na logística, continue a leitura até o final e não deixe de tomar nota das dicas abaixo. Vamos começar?
Afinal, o que define uma logística omnichannel?
Para entendermos melhor o que é o conceito de logística omnichannel, é preciso remeter à área de vendas, nela fica mais fácil apresentar um exemplo prático que, certamente, facilitará esse entendimento. Vamos lá!
Imagine, por exemplo, que um cliente procure uma loja física e, por meio de um smartphone, consiga acessar o site da marca, mostrar o produto desejado ao vendedor, testá-lo ali mesmo e, por fim, concluir a compra no e-commerce. Bom, evidentemente, isso não é o método mais comum, mas serve apenas para mostrar que é uma possibilidade real e que, hoje, as empresas oferecem diferentes canais integrados para a venda de itens diversos. Isso é o que chamamos de omnichannel.
Mas onde esse conceito se encaixa na logística? Simples! A logística omnichannel segue a mesma metodologia ao integrar diferentes canais para oferecer soluções diversas aos clientes, seja no campo online, seja no offline.
Em outras palavras, a logística omnichannel possibilita que o cliente não veja diferenças entre o mundo virtual e o físico, possibilitando que o mesmo encontre soluções funcionais e úteis em todos os canais disponíveis.
Na prática, como funciona a logística omnichannel?
Enfim, é válido reforçar a ideia de que ser omnichannel não significa apenas que seu site ou aplicativo reflete a identidade de sua loja física. O conceito deve ir além de simplesmente se fazer presente em todos os canais de comunicação com o cliente, mas, principalmente, de transmitir uma solução importante para ele.
Por exemplo, trazendo para a prática de uma operação logística, um cliente pode saber onde a sua carga se encontra neste exato momento, ligando para a transportadora ou conferindo a última atualização de informações geradas pelo sistema. No entanto, dentro do conceito de logística omnichannel, o consumidor terá ainda mais formas eficientes e práticas para confirmar essa localização, por exemplo, usufruindo de mais um canal tecnológico: um rastreador veicular.
Esse é apenas um exemplo de como a logística omnichannel pode permitir soluções ao cliente em diferentes canais, sejam eles virtuais ou físicos. Ou seja, a ideia é possibilitar uma variedade maior de soluções úteis aos consumidores, garantindo experiências mais práticas, rápidas, seguras e inteligentes.
Quais os principais benefícios da logística omnichannel?
Tendo em vista que o omnichannel pode gerar mais resultados à sua empresa, destacamos algumas vantagens reais que esse conceito proporciona ao ser implementado na logística. Confira!
Aumento da produtividade
Com a possibilidade de mais canais de vendas disponíveis, a tendência é que haja um aumento significativo na produtividade da empresa. Evidentemente, isso reflete no setor logístico, que passa a ter uma demanda maior, um controle mais apurado do estoque e uma cadeia de suprimentos cada vez mais otimizada.
Para isso, é fundamental buscar por soluções especializadas, como transportadores capacitados a atender às demandas e especificidades do seu setor de atuação, contar com tecnologia de ponta e, principalmente, investir na sua gestão logística.
Como exemplo, a implantação de um sistema WMS, a revisão do layout de seu estoque, dos próprios sistemas de armazenagem, entre outras estratégias, são fatores cruciais para o sucesso de uma logística omnichannel e para atender esses prováveis aumentos de demandas por canais variados.
Melhorias para a logística reversa
Se tomarmos como exemplo o processo de gerenciamento de devoluções, no qual se sabe que muitas empresas enfrentam desafios diários, ainda mais quando se trata de setores específicos, como o alimentício ou o farmacêutico, vemos que o conceito de omnichannel pode trazer grandes avanços nesse quesito.
Normalmente, para as empresas uma devolução pode parecer um custo indesejado, já para o cliente pode soar como parte natural da experiência daquela compra. Se sua empresa disponibiliza ferramentas e canais específicos para esse fim, certamente, os processos de devolução serão mais facilitados, gerando menos gastos ao seu negócio e garantindo uma satisfação melhor do consumidor.
Fidelização dos clientes
Quanto mais canais você disponibilizar, mais o cliente se aproximará de sua empresa. Afinal, os consumidores buscam por experiências positivas e soluções mais práticas, muito além de apenas um serviço ou produto de qualidade.
As pessoas buscam agilizar as tarefas, ter as soluções na palma da mão, não precisar de muitos empecilhos para ter uma informação, realizar uma compra ou resolver um problema.
Quando sua logística consegue garantir isso também e tem o devido reconhecimento do cliente, pode considerá-lo mais fiel ao seu negócio.
Experiências positivas ao consumidor
Aproveitando o gancho acima, hoje, as empresas precisam oferecer diferenciais em serviços, tendo em vista que a competitividade de produtos é altíssima. Ou seja, ainda que o seu concorrente ofereça os mesmos itens que você, é possível destacar-se com estratégias ligadas à logística omnichannel, como a diversificação dos canais de atendimento, ferramentas para monitoramento de suas entregas (aplicativo ou site.), entre outras.
Enfim, essas foram algumas dicas e informações sobre a importância de se investir em uma logística omnichannel. É sabido que ainda há muitos desafios para se implementar esse conceito de forma eficiente nas empresas, devido o investimento em tecnologia, a dificuldade de integração dos sistemas, estoques e bases de distribuição.
No entanto, a terceirização das entregas, sem dúvidas, é uma das alternativas mais viáveis e inteligentes para se usufruir dessa ideia, com excelente custo-benefício, conhecimento técnico e ferramentas tecnológicas.
Gostou? Quer ficar por dentro de outras dicas sobre logística? Então, assine a nossa newsletter e receba os próximos artigos em primeira mão!