
Diferenças entre logística inbound e outbound
A logística de entrada e saída gerencia as necessidades de transporte das redes de negócios. Ou seja, vai desde a recuperação da matéria-prima até a entrega dos produtos finais aos clientes. Contudo, nem todo mundo sabe diferenciar o que é logística inbound e outbound.
De qualquer forma, sem considerar as necessidades logísticas de cada operação, as empresas podem experimentar atrasos na produção e atrasos nos embarques. Portanto, as empresas devem se familiarizar com as diversas funções de logística inbound e outbound para aumentar a eficiência e o fluxo de trabalho.
O que é logística inbound?
A logística inbound se refere à rede de processos que transportam mercadorias de e para as empresas. Isso inclui todos os aspectos de gerenciamento de logística necessários para transportar, armazenar e despachar produtos entre vários fornecedores.
Embora o tipo de material manuseado dependa da indústria, os processos de logística inbound podem controlar as matérias-primas para os fabricantes, os componentes para os fornecedores e os produtos acabados na linha de montagem. Ou seja, esse processo gerencia as necessidades operacionais para transformar materiais em bens finalizados.
Portanto, os gerentes de logística precisam calcular a quantidade de suprimentos brutos de que precisam para atender aos requisitos de produção. Então, sem uma logística inbound bem-sucedida, a produção pode ficar sem materiais essenciais e atrasar o cronograma.
Por outro lado, as empresas não querem fazer pedidos de suprimentos em demasia. Afinal, isso pode desordenar as instalações e criar custos de manutenção adicionais. Portanto, os gerentes precisam adaptar sua logística às operações da empresa para encontrar o equilíbrio entre um excedente e uma escassez.
A otimização da logística inbound pode impulsionar a produção e manter um fluxo de trabalho tranquilo em toda a cadeia de abastecimento. Contudo, para otimizar o sistema de logística de entrada, os gerentes devem entender o funcionamento interno de cada processo, desde o recebimento até o embarque das mercadorias. Enquanto as pequenas empresas podem lidar com sua rede de logística internamente, muitas empresas maiores recrutam ajuda de fornecedores de logística terceirizados (3PL)s.
Auxílio de parceiros
Por exemplo, se uma empresa recebe mais pedidos e precisa aumentar a produção para atender ao aumento da demanda, os 3PLs podem cobrir todas as operações dependentes. Afinal, o aumento da produção requer a contratação de mão de obra adicional para fabricação e distribuição, depósitos maiores, instalações adicionais, mais equipamentos, uma equipe de transporte robusta e, possivelmente, mais fornecedores.
No entanto, as empresas também podem implementar software de pedido para automatizar novos pedidos com base nos níveis de estoque em tempo real para manter a programação de produção. Com soluções avançadas, a administração pode pesquisar e entrar em contato com fornecedores para solicitar matérias-primas adicionais com base em quem pode atender seus pedidos, cumprir seus prazos e permanecer no orçamento.
O que é logística outbound?
A logística outbound trata do transporte de produtos acabados de uma empresa para os clientes. A rede de logística outbound normalmente inclui vários parceiros – o fabricante, distribuidor, varejista e equipe de transporte. Assim que o fabricante finaliza seu produto, as mercadorias são transferidas para as distribuidoras ou diretamente para os consumidores por meio do varejo.
Os processos de logística outbound são desenvolvidos de acordo com as demandas do consumidor, fornecendo itens no prazo. Contudo, algumas empresas enviam produtos diretamente ao cliente pedido a pedido. Em contrapartida, outras empregam grandes distribuidores e centros de distribuição que usam transportadoras privadas para fazer a entrega final.
Portanto, otimizar a logística outbound pode ser difícil, pois depende de um mercado em constante flutuação e da demanda do cliente. Então, os gerentes também devem considerar o tipo de mercadorias e o número de distribuidores para planejar as remessas com precisão.
Ao contrário da logística inbound, a logística outbound trata do produto final, que pode ser mais frágil do que a matéria-prima, exigindo cuidados extras das transportadoras. Portanto, pode acarretar despesas adicionais de embalagem para proteger os itens e garantir o transporte seguro.
Atenção ao transporte
Então, a logística outbound requer um gerenciamento extensivo de transporte, pois os gerentes são responsáveis por orquestrar as remessas entre o fabricante e os clientes. Como as empresas podem ter contratos com várias lojas, varejistas de comércio eletrônico, empresas de distribuição e outros parceiros, os gerentes de logística precisam lidar com as remessas para vários destinos. Há também a pressão adicional de fornecer remessa rápida, já que os compradores online esperam cada vez mais uma entrega rápida.
Ao otimizar os processos de logística outbound, as empresas podem economizar em despesas de retenção e envio, determinando as janelas de entrega mais oportunas. No entanto, sem o gerenciamento adequado da logística de saída, as entregas atrasadas podem afetar os relacionamentos com os compradores.
Logística inbound x outbound
Para compreender totalmente o panorama logístico da empresa, a administração deve ser capaz de diferenciar claramente entre logística inbound e outbound. Embora ambos os processos contenham funções semelhantes, eles têm objetivos e interações diferentes.
- A logística inbound difere da outbound porque inclui a compra, manutenção e transporte de mercadorias para as instalações de produção, onde os itens são montados. Por outro lado, a logística outbound cuida da embalagem e distribuição dos produtos finalizados aos consumidores.
- Enquanto a logística inbound se concentra na obtenção de matérias-primas para a produção, a logística outbound lida com os canais de distribuição e atendimento ao cliente.
- A logística inbound gerencia o uso de matérias-primas na fabricação, enquanto a logística outbound supervisiona o transporte de produtos acabados da empresa ao consumidor.
- Na logística inbound, o fornecedor e a empresa interagem para orquestrar o fornecimento de materiais. Já na logística outbound, a interação é entre a empresa e seus clientes.
Portanto, as empresas devem ser capazes de diferenciar claramente entre as responsabilidades de logística inbound e outbound para maximizar sua eficiência operacional. Afinal, ao otimizar o gerenciamento de logística, as empresas podem aumentar proporcionalmente os níveis de produção para impulsionar as vendas e a satisfação do cliente.
Você gostou deste artigo? Então, não deixe de acompanhar nossas atualizações aqui no blog. Aproveite também para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.