Qual o tempo de entrega das vacinas no País?
A vacina, assim como os demais insumos hospitalares, precisam de transporte qualificado para garantir a entrega da carga.
O transporte de vacinas só pode ser efetuado por empresas que possuem as credenciais corretas de permissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Isso quer dizer que as transportadoras passam por vistorias de adequação antes de iniciar o transporte desse tipo de carga. Logo a entrega tem tempo pré-estimado assim que as vacinas começam a ser testadas nos laboratórios.
A Astrazeneca, farmacêutica britânica, com sede em São Paulo, inicialmente tinha a previsão de entregar a primeira remessa de vacinas com reagentes eficazes contra o coronavírus (Covid-19) até o encerramento do ano de 2020.
Mas devido aos desafios no transporte a companhia se comprometeu com o fornecimento até março do ano que vem (2021), de acordo com a última nota divulgada no início de dezembro de 2020.
A Coronavac( vacina contra o Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac) está sendo importada da China.
Contudo, a entrega dos containers dessa vacina passam por problemas de
transporte aéreo e alfândegas nacionais. Os principais deles divulgados foram:
- A vacina vem em containers, o que dificulta o transporte;
- Com o tempo que fica em transporte há riscos de o medicamento apresentar avaria;
- Atraso na liberação na Alfândega
Existem medidas que estão sendo tomadas para auxiliar a logística e o transporte, como a tentativa de diminuir os lotes de vacinas a serem transportados de um país para o outro de acordo com o que foi passado para a imprensa pelo Ministério da Saúde.
E, ainda visa-se uma possível alteração alfandegária emergencial. Com isso, a intenção é que a vacinação populacional tenha início ainda durante o ano de 2021, mas isso só acontece se o tempo de percurso e entrega ficar estável, o que é algo difícil para a atual situação que o País enfrenta. Já que, com a pandemia, o País passa por uma economia instável e a previsão de recuperação não deve exceder os 2% de taxa de juros básica (SELIC), o que influencia diretamente nos investimentos em todos os setores de primeira necessidade dentro do território nacional.
Com isso, para algo tão importante quanto a entrega de vacina, é preciso confiar em uma empresa que não parou de investir em manutenção e infraestrutura durante todo o período de quarentena. A Atento Express trabalha com transporte logístico há mais de 15 anos, e entende as dificuldades que podem ser encontradas no transporte de vacinas, que são itens que necessitam de cuidados especializados durante todo o ciclo logístico. Isso porque o tempo de entrega das vacinas é calculado sob alguns pontos, são eles:
- Embalagens: antes de mais nada a embalagem precisa ser verificada com muita atenção. No momento do transporte as vacinas não podem estar soltas, caso isso ocorra a quantidade de perda é enorme, e acaba prejudicando a distribuição para a população. Por isso, tomar cuidado com todo o processo de acondicionamento é de extrema necessidade e isso pode demorar cerca de semanas para passar pela aprovação farmacêutica.
Todas as vacinas são enviadas em embalagens específicas, que podem ser caixas térmicas de isopor, com revestimento de alumínio, ou ainda mais elaboradas.
- Refrigeração: As vacinas devem permanecer na temperatura de 2ºC e 8ºC.Alguns tipos de vacinas precisam chegar em temperaturas extremas, de até -80ºC, o que tornará o transporte das vacinas muito mais complexo. No caso das vacinas que estão sendo estudadas para combater o novo coronavírus ainda não foi encontrado um consenso sobre a temperatura correta.
Isso porque, em situações normais, os pesquisadores gastam bastante tempo estudando a estabilidade das vacinas, ponto-chave para determinar as condições nas quais elas podem ser transportadas e armazenadas. Algo que aumenta o tempo de entrega das vacinas no Brasil.
- Tecnologia da transportadora: Sim, a tecnologia pode ser uma aliada, ou inimiga nesse momento. O que acontece é que quanto melhor for o sistema de operação dos caminhões, mais vacinas poderão ser transportadas de uma só vez. Devido a programas de roteirização eficiente, que captam os melhores trajetos e desviam de trânsito ou buracos em tempo real, a carga chega em menor tempo.
Em suma, ao observar os processos precisos para que a vacina chegue ao seu destino, ter uma equipe de profissionais especializada em toda a cadeia de entrega demonstra a melhoria no tempo de entrega das vacinas em território nacional.
Veja mais – Qual a temperatura ideal para conservação de vacinas durante o transporte?
Como a Atento Express lida com a entrega de vacinas?
O processo de produção de uma vacina é complexo e passa por diversas etapas, por isso valorizar o ciclo logístico é de extrema importância para que nenhuma parte desse trabalho árduo seja em vão. Com isso, a Atento Express trabalha com o propósito de oferecer a melhor entrega de vacinas para todos os cantos do País.
Isso começa com o treinamento da equipe, que conhece todas as regras da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o transporte de insumos médicos e farmacêuticos. Assim que chega uma carga de perecíveis a equipe de qualidade é acionada imediatamente para que os processos de armazenamento e refrigeração dos caminhões seja ativada.
O sistema de gerenciamento de transporte (TMS) funciona com tecnologia de ponta, que atende a todos os requisitos necessários de acordo com a infraestrutura que foi pensada para atender não apenas demandas, mas sim pessoas de verdade.
O tempo de entrega de vacinas depende de uma boa gestão logística
Os principais problemas encontrados no transporte de vacinas variam desde o armazenamento inadequado da carga até:
- atrasos não previstos devido a quebra de veículos rodoviários;
- rotas de entrega não planejadas;
- acidente em rodovias ou greves em portos e contratempos em aeroportos.
Por isso a gestão logística é o principal propulsor para uma entrega rápida e de qualidade!
Como é feito o planejamento logístico para a entrega de vacinas?
As empresas responsáveis precisam:
- realizar treinamento constante com os colaboradores;
- ter manutenção preventiva nos veículos;
- estarem de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
- trazer rotas inteligentes e otimizadas.
Só assim haverá uma boa gestão dos processos que irão garantir um tempo ideal para a entrega das vacinas.
Entrega e distribuição de vacinas de qualidade
Atualmente a Astrazeneca está mantendo as vacinas congeladas em grandes contêineres e só acrescentará um último ingrediente (que é o reagente do próprio vírus semi-morto), mantendo-as em frascos e preservando-as em temperatura entre -80 ºC e -70 ºC quando a vacina estiver perto de obter uma aprovação.
Assim que a aprovação for dada pelo Ministério da Saúde, será necessário confiar em quem entende de entrega logística para que não haja perdas no meio do caminho.
Ainda há dúvida sobre qual a melhor empresa para fazer a entrega da carga de vacinas com qualidade, e com o melhor tempo possível? A Atento Express pode ajudar!
Ficou com alguma dúvida sobre o como é calculado o tempo de entrega das vacinas?
Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a Atento Express nas redes sociais: @atentoexpress no Instagram, /AtentoExpress no Facebook, /AtentoExpress no Linkedlin e Atento-Express no Youtube.