
Qual a temperatura ideal para conservação de vacinas durante o transporte?
Temperatura ideal de transporte: um dos tipos de transporte mais sensíveis na área farmacêutica é o de produtos biológicos, que incluem todos os tipos de vacinas.
Não é qualquer empresa que pode transportar vacinas ou insumos biológicos. Pois, para isso é necessário ter certificações que comprovem que toda a instituição passou por uma fiscalização.
Segundo o Guia para a Qualificação de Transporte de Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicado em 2017, “medicamentos biológicos são constituídos por moléculas proteicas altamente complexas, cuja atividade biológica é dependente da sua integridade estrutural”.
Dessa forma, tanto a instabilidade química quanto a física podem contribuir para uma perda de atividade. Ou seja, qualquer problema que possa afetar a estabilidade do produto pode resultar na sua inutilidade.
Com isso, o não transportar as vacinas adequadamente na temperatura correta danificam bastante o efeito final do produto.
Para entender um pouco mais sobre isso, separamos alguns pontos importantes sobre a temperatura ideal de transporte de vacinas por todo o País.
Por que os caminhões precisam de refrigeração para transportar as vacinas?
A temperatura é o aspecto mais vulnerável e um dos principais fatores que podem impactar na estabilidade de uma vacina. Chegar na temperatura ideal para conseguir transportar vacinas não é uma tarefa simples.
Sendo que, segundo a Anvisa, cada tipo de vacina tem a sua própria particularidade e seus principais ativos.
Por exemplo: para algumas, o congelamento é proibido, pois pode levar à perda de eficácia. Já outras vacinas são abaladas por exposições a temperaturas mais elevadas.
Ainda não se pode estabelecer uma condição padrão para todas as vacinas. Cada fabricante irá avaliar e determinar o perfil de estabilidade do seu produto.
Dessa forma os cuidados de conservação estão descritos e são aprovados no registro do medicamento. Em geral, esses cuidados incluem:
- manter a temperatura na faixa específica estipulada ao medicamento;
- proteger da luz;
- não congelar.
Um ponto importante a ressaltar é que temperaturas negativas interferem na eficácia das vacinas, podendo fazer com que elas percam sua propriedade farmacodinâmica.
Logo, para evitar isso, é muito importante que sejam armazenadas em embalagens qualificadas que assegurem a temperatura na faixa adequada e isso, principalmente, durante o transporte.
Desse modo, os caminhões que realizam as entregas de vacinas devem se preocupar em ter uma infraestrutura de refrigeração para conseguirem manter a temperatura ideal.
Veja mais – Conheça a segurança empregada nos serviços da Atento Express
O que a temperatura inadequada do transporte pode fazer com as vacinas?
Os imunobiológicos são produtos termolábeis que necessitam de refrigeração para manter sua capacidade imunizante. É imprescindível a manutenção do transporte para assegurar a qualidade das vacinas disponibilizadas à população.
Caso o transporte não seja feito com a temperatura ideal, as vacinas não só perdem o efeito como podem ainda oferecer risco para a sociedade, devido aos problemas de saúde que podem ser transmitidos.
Quais os principais cuidados que devem ser tomados para que as vacinas fiquem em temperatura ideal?
- Fazer a leitura do termômetro interno do refrigerador no início e final da jornada e registrar no mapa de temperatura;
- usar tomada exclusiva para o refrigerador;
- instalar o refrigerador fora de fontes de calor e distante 20 cm da parede, de acordo com as normas da ANVISA;
- o refrigerador deve ser exclusivo para o armazenamento dos imunobiológicos;
- não armazenar qualquer produto na porta do refrigerador;
- fazer o degelo a cada 15 dias ou sempre que necessário (nesse caso considera-se a camada de gelo no interior do refrigerador do caminhão, a qual não deve ultrapassar a 0,5 cm);
- manter a porta da geladeira vedada adequadamente.
Como é a manutenção preventiva dos caminhões da Atento Express?
Como vimos anteriormente, é preciso ter infraestrutura para transportar vacinas sem dores de cabeça. E, desse modo, os caminhões que fazem esse serviço precisam estar sempre bem equipados e com a manutenção em dia.
Todos os caminhões da Atento Express passam por manutenção preventiva, que é o que garante que nenhum equipamento dentro ou fora do veículo quebre sem motivo durante o transporte de carga. A essência dessa manutenção é se antecipar aos problemas e recorrer aos reparos antes de qualquer complicação. Não é nenhum sistema de adivinhação, apenas planejamento que garante que as vacinas entregues pela Atento Express encontrem seu destino sempre na temperatura ideal.
Ficou com alguma dúvida sobre o como é a entrega em temperatura ideal das vacinas?
Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a Atento Express nas redes sociais: @atentoexpress no Instagram, /AtentoExpress no Facebook, /AtentoExpress no Linkedlin e Atento-Express no Youtube.
Tag:aéreo, conservação, logística, transporte, vacina