Confira como é feito o transporte de vacinas
Confira o passo a passo de como é realizado o transporte adequado de vacinas pelo Brasil
Assim como todo o insumo médico, as vacinas devem ser transportadas com os devidos cuidados. Mas, quais são esses cuidados e como será feito o transporte da vacina que promete combater o novo coronavírus (Covid-19)? Para explicar um pouco mais sobre isso reunimos algumas informações pertinentes para quem busca entender como é feito o transporte de vacinas. Leia mais abaixo!
Transporte de vacinas: como está sendo feito durante a pandemia?
No curto prazo, a Pfizer (responsável por distribuir a vacina contra o vírus em questão) tem um plano.
A vacina será distribuída em centros próprios de países como:
- EUA;
- Alemanha;
- Bélgica.
Isso significa que precisará viajar tanto por terra quanto por ar e, possivelmente, ser armazenada em centros de distribuição antes de ser entregue em qualquer local em que a vacina seja dada.
Com isso, a Pfizer desenvolveu uma caixa de transporte especial do tamanho de uma mala, embalada com gelo seco e instalada com rastreadores GPS. Cada caixa reutilizável pode manter até 5.000 doses da vacina na temperatura certa por 10 dias, se permanecer fechada.
A empresa Polar Thermals, sediada em Wiltshire, fabrica caixas semelhantes para outras vacinas e conta com a Pfizer entre seus clientes, mas ainda não para este propósito específico.
Ainda não se tem informações se essa caixa será um recurso usado aqui no Brasil.
Veja mais – Qual a temperatura ideal para conservação de vacinas durante o transporte?
Como é feito o transporte de vacinas normalmente?
Em primeiro lugar a carga aérea desempenha um papel fundamental na distribuição de vacinas em tempos normais, por meio de sistemas de distribuição globais bem estabelecidos, sensíveis ao tempo e à temperatura.
Essa capacidade será crucial para o transporte e distribuição rápidos e eficientes das vacinas COVID-19, e não acontecerá sem um planejamento cuidadoso, liderado pelos governos e apoiado pelas partes interessadas da indústria.
Contudo, durante todo o planejamento logístico também deve ser levado em conta a eficácia do transporte rodoviário. Isso porque é o modal que consegue transportar vacinas e demais insumos médicos para todos os cantos com rapidez e um custo benefício agradável para as empresas.
Quais as próximas etapas para a distribuição de vacinas?
O diretor da FDA (Food and Drug Administration – agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) , Stephen Hahn, se comprometeu a convocar uma reunião pública do comitê consultivo da agência. Esse grupo é formado por especialistas em doenças infecciosas e pediátricas, bioestatísticos e representantes dos consumidores e da indústria.
No entanto, sua opinião não será levada em consideração. A decisão de autorizar a vacina é tomada pelos cientistas da FDA.
Decisão a qual foi positiva e incentivou o início da vacinação em todo o mundo.
Passo a passo para a preparação do transporte de vacina
Itens frágeis como as vacinas podem parecer complicados de transportar em um primeiro momento, mas o processo pode ser simples. Aqui estão algumas práticas recomendadas sobre como enviar itens frágeis da maneira certa que a Atento Express utiliza para conseguir excelência nesse processo.
1- Cuidado com a embalagem
Você não quer usar caixas com muito espaço, fazendo com que o conteúdo se desloque por exemplo. É comum que as vacinas já venham devidamente embaladas. Contudo, é sempre bom verificar a caixa térmica em que se encontra e se é necessário substituir a mesma por algum motivo.
2 – Conferir a temperatura do local em que será feito o transporte dos itens
Cada vacina tem a sua temperatura ideal, a qual deve ser respeitada durante todo o processo de entrega. Desse modo, é imprescindível analisar a temperatura do caminhão ou avião em que a carga está sendo levada.
3 – Adicione um rótulo “frágil” à caixa
Um adesivo ou etiqueta frágil permitirá que todos os envolvidos no processo logístico saibam que precisam manusear a caixa com cuidado. Pode-se até usar vários adesivos para garantir que sejam vistos pelas transportadoras, desde que não cubram a etiqueta de envio .
Essas são medidas preventivas que garantem mais segurança para as vacinas.
Venha conhecer um pouco mais sobre a nossa história!
Ainda tem mais alguma dúvidas sobre transporte de vacinas: como é feito?
Deixe aqui nos comentários, e não se esqueça de seguir nas redes sociais: no Youtube, /Atento no LinkedIn, @atentoexpress no Instagram, /AtentoExpress no Facebook.
Tag:atento, distribuição, entrega, logística, vacina