Conheça as inovações que permitem o transporte de vacina
A todo momento novas ferramentas chegam ao mercado com a intenção de auxiliar no transporte de vacina
Seja por meio de transporte aéreo ou por transporte terrestre o que permite a locomoção de vacinas por todo o território nacional é a tecnologia para:
● manusear;
● armazenar;
● e, principalmente, roteirizar toda a carga em tempo real.
Com isso, estar dentro das inovações do mercado permite que a Atento Express leve ao cliente a melhor logística de insumos farmacêuticos nos quatro cantos do País.
Isso porque, é por meio de novas tecnologias que a indústria farmacêutica consegue desenvolver novas vacinas, e a área logística deve acompanhar esse fluxo intenso de inovação e garantir a integridade da carga do início ao fim do trajeto.
Para saber mais acompanhe o nosso artigo até o final.
Inovação no transporte de vacinas com rotas planejadas
O planejamento de rotas é o processo de calcular o método eficaz de transporte ou transferências por meio de várias paradas. Por exemplo: com rotas inteligentes ao levar uma carga de vacina pelo modal rodoviário é possível fazer mais entregas de uma única vez.
Basicamente, o planejamento da rota é usado para determinar qual rota é a mais econômica ao se deslocar de um lugar para outro.
Geralmente, as empresas de logística ou transporte usam aplicativos / software para o planejamento de rotas e para compilar as rotas necessárias. Tais tecnologias precisam de manutenção, pois há novas estradas abertas todos os dias. Por isso, é ineficiente depender apenas do GPS.
Quais são as principais ferramentas no transporte de carga para vacinas?
Em geral, o manuseio e o transporte das vacinas trazem outra dimensão à logística da cadeia de suprimentos. Esses produtos sensíveis e de alto valor não apenas exigem um ambiente de gerenciamento com temperatura controlada, mas também devem seguir os requisitos regulamentares internacionais, como aqueles descritos pelas Boas Práticas de Distribuição da UE, US Federal Drug Administration, e padrões para produtos sensíveis com temperatura controlada publicados em Regulamentos de controle de temperatura (TCR) da IATA.
Desse modo, o modal que está sendo mais usado para o transporte de vacinas contra o novo coronavírus (COVID-19) nesse primeiro momento é o modal aéreo.
O frete aéreo facilita o acesso futuro aos programas globais de vacinação. Mas não será capaz de agir sozinho. Mais do que nunca, a indústria precisa investir na implementação de uma solução de transporte multimodal integrada como um modelo de negócios aprimorado. O acesso para os aeroportos e a melhoria da infraestrutura terrestre são apenas exemplos iniciais.
Em outras palavras, a descentralização das atividades levaria a múltiplos locais de fabricação, mais próximos dos clientes finais, reduzindo as restrições logísticas e da cadeia de suprimentos.
Por causa dos bloqueios resultantes da crise Covid-19 em todo o mundo, no entanto, as autoridades governamentais promulgaram medidas restritivas que afetam os movimentos comerciais por enquanto. Mas, empresas de todos os cantos no mundo se preparam para dar conta da remessa necessária.
Veja também – Quais são novas as regras para o transporte de cosméticos?
Logística do futuro: o que é preciso para 2021?
Pensar nas inovações que são necessárias para conseguir fazer com que as vacinas encontrem os seus destinos ainda é algo amplo. Contudo, a colaboração e comunicação são, portanto, essenciais para garantir o fluxo contínuo de suprimentos de ciências biológicas. A transformação da indústria só pode ser alcançada por meio de uma cadeia de suprimentos integrada, eficiente e colaborativa.
Seguir uma abordagem de melhoria contínua resultará em maior padronização e transparência em toda a cadeia de entrega de vacinas.
Atento Express: a tecnologia auxilia na segurança da carga?
Quando falamos de inovação, não podemos deixar de fora a segurança da carga, principalmente no caso das vacinas.
À medida que as ameaças à carga aumentam, os fabricantes, gestores de logística e partes interessadas na cadeia de suprimentos procuram continuamente maneiras de proteger suas cargas com mais segurança. Isso é especialmente verdadeiro se a carga for de produtos de alto risco ou alto valor, como os produtos farmacêuticos roubados na Itália, ou se viajar por rotas perigosas, ou através de locais conhecidos de roubo de carga.
Muitas empresas estão optando por adicionar um programa de segurança de carga eletrônica ao seu portfólio de segurança. Essa tecnologia em camadas pode fornecer monitoramento de ponta a ponta em tempo real de embarques de carga por meio de tecnologia de rastreamento incorporada baseada em sensor.
A Atento Express oferece uma infraestrutura segura para quem transporta insumos médicos e farmacêuticos. Sendo uma das empresas brasileiras licenciadas pela Agência Nacional De Vigilância Sanitária (ANVISA) para transportar esse tipo de carga, não são poupados esforços para levar a melhor experiência de entrega aos clientes.
Venha conhecer um pouco mais sobre a nossa história!
Ainda tem mais alguma dúvidas sobre o tratamos aqui?
Deixe aqui nos comentários, e não se esqueça de seguir nas redes sociais: no Youtube, /Atento no LinkedIn, @atentoexpress no Instagram, /AtentoExpress no Facebook.