Quais são novas as regras para o transporte de cosméticos?
Devido aos cuidados necessários para que não haja o contágio do novo coronavírus no transporte de carga, principalmente ao que refere-se ao transporte de cosméticos, foram colocadas em vigor ações da RESOLUÇÃO Nº 679, de 21 de novembro do ano de 2019. Apesar de fazer um ano que essa resolução foi plenamente decretada, só agora tornou-se algo comum entre as logísticas de carga.
Essas ações demonstram regras sanitárias e de cuidados necessários para os agentes de carga e os receptores das encomendas.
Nem tudo mudou, mas é importante estar por dentro dessas alterações que podem auxiliar no combate contra o Covid19. Por isso, a Atento Express separou quais foram as principais alterações que precisam ser administradas no transporte de cosméticos.
Dentre as novas regras de transporte de cosmético estão:
- Os frascos de cosméticos líquidos não devem ter uma capacidade superior a 100 ml para serem transportados, e não adianta estar com um frasco maior que contenha apenas 100 ml de conteúdo, o tamanho do recipiente é obrigatório para que assim haja uma esterilização uniforme da carga. Isso se eles forem transportados via modal aéreo em circunstâncias de urgência.
- Por falar em limpeza, a resolução 679 também solicita que todos os envolvidos no transporte de cosméticos sejam treinados, e tenham equipamentos corretos para a suas funções. Sendo assim, no caso de haver a precisão os EPIs (equipamentos de Proteção Individual) precisam estar por perto.
- Além disso, foi definido a necessidade de rastreamento para medicamentos e cosméticos em todos os locais do País.
Quais são as principais regras do transporte de cosméticos?
Além das alterações citadas acima que ajudam na distribuição e melhor embalagem de cosméticos, e em alguns casos de medicamentos também. Há outras normas necessárias para que o transporte de cosméticos seja efetuado com sucesso.
Em primeiro momento o planejamento é a parte mais importante do início de todo o projeto logístico, e no caso do transporte de cosméticos isso não é diferente. Isso porque, é decretado que um caminhão pode transportar, no máximo, 3000 quilogramas de carga. Caso o planejamento da carga não seja feito adequadamente, pode haver diversos veículos circulando com quilos excedentes. algo que pode acarretar em:
- multas para a empresa de cosméticos e para a logística;
- problemas com a justiça;
- prisão e retenção de carga por tempo indeterminado.
Além disso, o armazenamento é outra parte regrada no processo de entrega de cosméticos. isso porque todos os cosméticos precisam ficar em temperaturas que variam de temperatura ambiente até 8º graus celsius. Isso de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Esse cuidado será fundamental para manter a boa conservação dos itens.
Veja também – 5 vantagens de investir em logística terceirizada
Quais os cuidados necessários para entrega?
Possuir um negócio de sucesso depende das normas que são responsáveis por regulamentar a empresa. Afinal, todos os segmentos dependem de leis de boas práticas. Para a logística de cosméticos, no sentido do empreendedorismo, é preciso estar atento às documentações exigidas pela Anvisa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por cuidar da inspeção do armazém dos produtos, o que define a continuidade (ou não) de todos os trabalhos. Pois, trata-se de um órgão que é responsável por orientar o serviço, em conjunto com a equipe responsável. Que demonstra a necessidade de:
- uso de embalagens adequadas;
- sinalizar as embalagens;
- acomodar cargas frágeis em cima;
- manter os caminhões na temperatura adequada;
- usar métodos que facilitem a distribuição em massa da carga.
Como é a entrega de cosméticos realizada pela Atento Express?
O transporte de cosméticos deve sempre ser feito com máxima precaução, e aqui na Atento Express visamos sempre isso! Tudo porque este material pode ser danificado facilmente por intervenções externas. Dessa forma, a logística deve ser altamente qualificada no momento do deslocamento desses produtos, de forma que o controle de qualidade possa ser executado.
Assim, o consumidor receberá o cosmético em boas condições de uso e não correrá riscos de saúde ao usá-lo.
Além que, o planejamento estratégico feito para o transporte é um aspecto importante neste procedimento, porque garante um menor tempo de entrega e diminui as possibilidades de danos ao produto.
Ainda tem mais alguma dúvidas sobre o que tratamos aqui?
Deixe aqui nos comentários, e não se esqueça de seguir nas redes sociais: @atentoexpress no Instagram, /AtentoExpress no Facebook.
Tag:cosméticos, cuidado, entrega, transporte