4 dicas para evitar custos extras durante transporte de carga
O transporte de cargas é uma das etapas logísticas mais importantes para a empresa. O problema é que, diante de algumas falhas, ele pode sair mais caro que o esperado, o que prejudica o negócio. Para reverter a situação, o ideal é pensar em meios de evitar custos extras.
A atuação estruturada é a chance para o sucesso e garante uma atuação muito benéfica para a empresa, reduzindo gastos imprevistos e ampliando o nível de qualidade.
Pensando nisso, veja quais são 4 dicas essenciais para evitar custos extras no transporte de carga!
1. Confira toda a documentação necessária para a movimentação
Um problema que pode gerar muitas dificuldades e despesas inesperadas é a falha na documentação. Para que seja possível movimentar a carga com segurança e de maneira previsível, tudo começa com o entendimento sobre as exigências legais.
É o caso de entender as demandas em relação à emissão de nota fiscal, de conhecimento de transporte e de outros componentes fiscais. Vale pensar, ainda, nas documentações do veículo e do motorista. Assim, se ocorrer uma fiscalização, não será preciso gastar a mais.
2. Faça um planejamento completo do transporte de carga
Evitar custos extras tem tudo a ver com preparo e boa tomada de decisões. Por isso, o ideal é elaborar um planejamento logístico completo e que esteja relacionado ao transporte de carga.
Comece entendendo qual é o modal (rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aeroviário) necessário ou mesmo se será preciso agir de forma multimodal.
Em seguida, planeje a rota e as condições exigidas para o veículo. Somente assim pode-se garantir uma atuação consistente e que atenda às demandas, sem despesas extras.
3. Rastreie e acompanhe a movimentação
Monitorar o transporte de carga também é indispensável para evitar custos extras. Afinal, com esse processo é possível identificar quais são as principais dificuldades ou onde estão os pontos de atenção.
Dependendo do caso, é viável até se antecipar e tomar boas decisões, como desviar de bloqueios que causarão atrasos. O uso de tecnologia correta permite, ainda, bloquear dispositivos via satélite, o que impede prejuízos ocasionados por roubos ou furtos.
4. Contrate uma equipe especializada para evitar custos extras
Para que tudo saia conforme esperado e para ter acesso a todos esses pontos, o ideal é ter o apoio de um time especializado e experiente. Com a contratação de uma transportadora, há uma redução nos riscos quanto aos gastos extras. Então, podemos dizer que esse é um investimento com foco no futuro e que traz economia.
O time será responsável por elaborar um planejamento eficiente e personalizado, além de disponibilizar veículos e soluções adequadas. Com os componentes de tecnologia de monitoramento, sua gestão acompanhará tudo o que acontece com cada carga.
O transporte de cargas oferece alguns riscos quanto à imprevisibilidade e é por isso que é necessário agir para evitar custos extras. Com esses cuidados e boas soluções, será possível alcançar os resultados esperados com maior eficiência.
Achou que essas informações foram úteis? Esse post também pode ajudar seus contatos! Compartilhe o artigo nas redes sociais e abra o debate.