Conheça 5 benefícios do transporte de cargas multimodal
O transporte de cargas multimodal consiste em usar dois ou mais modelos de transporte combinados em um único contrato, desde a origem até o destino da entrega, sob a responsabilidade de um único operador de transporte multimodal (OTM).
Então, para conduzir os produtos até o destino final, é preciso mais de um tipo de veículo, sejam caminhões, aviões, navios ou outro modelo de condução, conforme o tipo de carga e prazo para a entrega.
É necessário ressaltar que o OTM é responsável por todos os estágios do transporte, que inicia com o recolhimento das cargas, transporte entre modais, entrega e processos burocráticos.
Continue a leitura e conheça 5 benefícios do transporte de cargas multimodal.
Funcionamento do transporte multimodal
Com apenas um OTM responsável, há uma diminuição de custos com o pagamento de apenas um frete, além de maior agilidade e praticidade de possíveis contratempos operacionais. Assim, os contratantes podem realizar a cobrança apenas deste operador.
Nesse panorama, o transporte multimodal de cargas é uma das melhores alternativas no Brasil, visto que desburocratiza a sistemática de transporte, usando a infraestrutura da melhor maneira e agregando mais valor às mercadorias no mercado interno.
A importância de utilizar transporte de cargas multimodal
O uso do transporte de cargas multimodal é um mecanismo eficiente e essencial em um mercado acirrado. A necessidade dessas operações de transporte mais complexas acontece, inclusive, para que se seja capaz de cobrir maiores distâncias e atingir lugares de difícil acesso.
Apesar de similares, existem distinções entre o multimodal e o intermodal, sendo que o último utiliza de contratos diferentes para cada meio de transporte.
Sendo assim, para que seja considerado multimodal o processo precisa ocorrer a partir de um único contrato, conforme mencionado anteriormente. Além do mais, precisa ser usado apenas para cargas unitizadas indivisíveis, e a inspeção fiscal pode ocorrer somente na origem e no destino final do transporte.
5 benefícios do transporte de cargas multimodal
Para os empreendedores da área farmacêutica, que investem em transporte multimodal, são várias as vantagens. Confira!
1. Diminuição dos custos com transporte
O transporte multimodal engloba o que existe de mais eficiente nos diversos modos de transporte, já que consegue diminuir custos ao otimizar os prazos de inventários, deixando, assim, os valores das mercadorias mais competitivos.
Além disso, a segurança no pagamento também chama atenção dos profissionais das rotas, o que ocasiona um conjunto de vantagens financeiras para todos os envolvidos.
2. Melhor utilização da tecnologia
O setor de logística de transporte modal tem sido auxiliado pela tecnologia no processo de gerenciamento da recepção, armazenamento e entrega de mercadorias.
Logo, isso interfere diretamente na qualidade e agilidade dos transportes, elevando o nível de satisfação dos consumidores que contratam os serviços das organizações que o utilizam.
3. Menor preocupação com carga
Uma das maiores vantagens de aderir ao transporte multimodal de cargas na indústria farmacêutica pode ser observada na redução da responsabilidade sobre a instituição produtora da mercadoria, pois ela não precisará cuidar de diversos contratos para transportar o seu material.
Em vista disso, as organizações podem contratar operadores de transporte multimodal que realizarão todo o serviço para elas e se responsabilizarão por qualquer adversidade nos produtos. Logo, a preocupação com a carga transportada é minimizada.
4. Inteligência logística
A combinação dos diferentes modais, de maneira inteligente, ocasiona o menor gasto com transporte e, consequentemente, combustível. Além de reduzir o custo para o mercado, resulta, ainda, em um ótimo serviço de sustentabilidade ambiental.
Nesse contexto, quanto mais eficientes forem as etapas da logística, menor será o impacto causado ao meio ambiente.
5. Facilidade e segurança
A combinação de transportes, a procura pelas melhores rotas e entendimento quanto à transferência dos produtos de um veículo para outro fica na responsabilidade do operador, o que contribui para a segurança do processo. Assim, o exportador não precisa se preocupar com essas questões.
Atualmente, o transporte multimodal de cargas conta com a viabilização de apenas um documento de transporte nas operações. No país, esse processo é encaminhado para sua unidade, porém são necessários vários outros documentos que não afetem o contrato do exportador, visto que o OTM é o responsável por toda a situação burocrática.
O OTM é uma pessoa jurídica, que pode ou não ser transportador. Sua obrigação depende de habilitação de registro da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A habilitação internacional do operador obriga o licenciamento na Secretaria da Receita Federal e apresenta validade de 10 anos.
A tendência do transporte de cargas multimodal é aumentar, pois, a cada ano, o conceito se espalha entre os intervenientes do transporte de carga. Esse modelo passou a ser avaliado com mais interesse, pois descaracteriza uma dependência completa de apenas um meio de transporte.
Essa maneira de mover cargas oferece vários benefícios e, assim, faz com que o mercado direcione seu olhar para ela. Desse modo, se sua empresa apresentar mercadorias que podem ser transportadas por esse meio, opte por utilizá-lo.
Gostou de conhecer os benefícios do transporte de cargas multimodal? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba nossos artigos no seu e-mail!