Como realizar o transporte de perecíveis?
Atuar com o transporte de perecíveis não é uma tarefa fácil, pois envolve diversos cuidados especiais, especialmente quando se trata de entregas a longas distâncias.
O que são cargas perecíveis?
Conforme determina a ANVISA, produtos perecíveis são passíveis de deterioração ou alteração na composição. Por isso, o transporte de perecíveis exige condições especiais de temperatura e/ou arejamento. Veja uma lista de produtos classificados como perecíveis:
- Qualquer alimento que necessite estar obrigatoriamente em temperatura estabelecida por uma legislação específica
- Medicamentos
- Soros
- Vacinas
Como deve funcionar o transporte de cargas perecíveis?
A chave é um bom planejamento logístico. Ter um roteiro bem definido, seguir à risca as determinações para o manuseio das cargas e usar os veículos adequados diminuem os riscos e evitam prejuízos.
Entenda quais devem ser os principais cuidados com os produtos para o transporte de
perecíveis:
1) Entender as particularidades da carga
Dependendo da natureza dos materiais, devem estar expostos até uma determinada temperatura, iluminação e em trânsito por um prazo bem específico.
2) Armazenar adequadamente as mercadorias nos veículos
Desde o momento do embarque, as cargas perecíveis precisam de máxima cautela no manuseio, pois qualquer impureza pode comprometer a instabilidade do produto. Os veículos de transporte devem ter termômetros calibrados e de fácil leitura para garantir a temperatura adequada a cada tipo de carga.
3) Evitar que o veículo seja aberto
Para que não haja qualquer interferência externa, especialmente de temperatura, o veículo só deve ser aberto em seu destino final.
4) Prestar atenção à temperatura interna
Cargas perecíveis devem ser transportadas em veículo fechado, com temperatura estável, dependendo da sua categoria. Veja alguns exemplos:
- Refrigeração ao redor de 2ºC, com tolerância até 8ºC
- Congelamento a -18ºC, com tolerância até -15ºC
5) Utilizar a embalagem correta
A embalagem está ligada à preservação dos produtos. No transporte de perecíveis é preciso considerar o material e o tamanho da carga para garantir o armazenamento correto.
Quais são os principais problemas que podem ocorrer no transporte de perecíveis?
- Oscilação de temperatura
- Equipamento de resfriagem com defeito
- Orientação incorreta sobre como manusear as cargas
- Unidade/transportador ou programação incorreta
- Sensor instalado em local inapropriado
Para evitar qualquer um dos problemas acima, certifique-se dos cuidados que precisa ter com a mercadoria e faça um controle rígido da cadeia logística.
Confira algumas das diretrizes que as transportadoras devem seguir para realizar um serviço de transporte de perecíveis eficaz quando se trata de cargas perecíveis:
Peso máximo para empilhamento
Cada tipo de embalagem foi produzida para ser empilhada de uma determinada forma e suportar um certo peso máximo. É fundamental seguir essas indicações para evitar avarias.
Conferência de etiquetas
Segundo a Anvisa, cada produto deve conter em sua etiqueta todas as informações essenciais para o consumidor, de forma legível e sem manchas.
Validade de produtos
É preciso também ter cuidado com a durabilidade do produto. Mercadorias que estejam próximas da data de vencimento são um grande risco para as transportadoras, já que imprevistos podem acontecer e adiar o tempo de entrega calculado. Ficar de olho nisso é imprescindível. Afinal, é ilegal transportar produtos vencidos.
Documentação
No transporte de cargas, há uma série de documentos essenciais que devem ser apresentados nos postos de fiscalização, como a DACTE e a NF do material, entre outros. Estar com a documentação adequada e atualizada é crucial para evitar multas e outras penalizações.
Para o transporte de termolábeis, que é um tipo de transporte de perecíveis, é necessário que o transportador tenha a Autorização de funcionamento da ANVISA (AFE)’s e Vigilância sanitária local, bem como, possuir um responsável técnico, que na maioria das vezes é o farmacêutico, com o objetivo de assegurar que as exigências solicitadas pela ANVISA sejam cumpridas e garantir a estabilidade dos produtos enquanto estiverem sob a responsabilidade do transportador.
Qual o melhor modal de transporte para perecíveis?
Por sua praticidade e baixo custo, muitas empresas optam pelo modal rodoviário. Mas, em alguns casos, quando os riscos de transporte são mais altos e os prazos mais curtos, utilizar o modal aéreo é uma excelente opção. Afinal, há também menos riscos quanto ao manuseio dos produtos até que cheguem ao destino final.
Através deste artigo você pode concluir que o transporte de produtos perecíveis é bem mais complexo do que das demais cargas, especialmente quando se trata de medicamentos. São diversos os fatores que influenciam na qualidade da entrega e que devem ser levados em consideração no planejamento logístico.
Caso esteja à procura de uma empresa de transporte para o setor de perecíveis, entre em contato conosco e solicite uma cotação de frete. A Atento Express é reconhecida por sua expertise no transporte de produtos farmacêuticos.
Continue nos acompanhando para mais atualizações no blog, no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no Youtube.