
Entenda como funciona a entrega de cargas urgentes
Cargas urgentes são aquelas que devem ser feitas com menor prazo de entrega possível. Geralmente têm um prazo máximo de entrega de 72 horas. Mas, pode variar de acordo com a necessidade de cada cliente. Independente do prazo, as demandas devem ser seguidas à risca. Afinal, é vital manter a integridade do material transportado.
Para realizar a entrega de cargas urgentes é indispensável veículos adaptados para cumprir os prazos estipulados. No geral, é utilizado o modal aéreo combinado ao modal rodoviário.
Devido à maior complexidade, o transporte de cargas expressas costuma ser mais caro do que o de cargas convencionais. O custo varia de acordo com a urgência e o local de coleta ou de entrega. Quanto mais difícil o acesso, maior o custo.
Quem contrata os transportes de cargas urgentes?
O transporte de cargas urgentes pode ser solicitado por empresas ou até pessoas físicas. É muito usado para transportar as seguintes cargas:
- Peças para linha de produção parada
- Produtos perecíveis
- Vacinas
- Órgãos para transplante
- Cargas valiosas
- Cargas frágeis
- Cargas vivas
- Cargas restritas
- Envio de documentos
Há duas formas de envio:
1) O contratante solicita à transportadora para coletar e despachar as mercadorias. Mas, quando a carga chega no seu destino final, como em outro estado, por exemplo, é retirado por outra pessoa ou por outra empresa.
2) Também há a possibilidade de contratar uma transportadora que fique responsável por todo o processo logístico, desde a coleta até a entrega ao destinatário final.
Confira alguns fatores que devem ser seguidos para ter um serviço eficiente realizando o
transporte de cargas urgentes:
Planejamento ágil e eficiente
Por envolverem pressa, as entregas expressas exigem um planejamento mais rápido e eficaz. Devem ser levados em consideração todos os cuidados no transporte e na entrega, a distância a ser percorrida, os custos, a cotação do frete e os riscos envolvidos durante o processo. Além disso, na maioria das vezes é preciso ter mais de um transportador disponível. Um bom planejamento também ajuda a encontrar oportunidade de cortar custos.
Controle de estoque
Com os processos acontecendo de forma rápida, é fundamental ter um controle minucioso do estoque. Uma forma de automatizar e minimizar erros é contratando softwares de gestão que podem ajudar em tarefas como:
- Fluxo de entregas
- Recebimentos de mercadorias
- Armazenagem de cargas
- Separação e expedição de pedidos
- Rastreamento das cargas durante o transporte
Faça um mapeamento das rotas
Planejar as rotas com antecedência previne prejuízos com trânsito e acidentes, além de agilizar a necessidade de realizar qualquer desvio ou caminho alternativo.
Orçamento eficiente
No momento da cotação é importante detalhar o máximo de informações sobre a carga quebse pretende transportar. Veja alguns itens imprescindíveis que devem ser compartilhados com a transportadora:
- Origem (cidade e estado)
- Destino (cidade e estado)
- Horário de liberação para coleta da carga
- Prazo de entrega
- Peso da carga
- Quantidade e volume das mercadorias
- Valor da Nota Fiscal
- Tipo de material
Com todas essas informações, a transportadora pode avaliar melhor as condições de transporte e fazer um orçamento com o melhor custo-benefício.
Escolhendo a melhor transportadora
O transporte de cargas urgentes deve ser realizado por uma empresa que tenha experiência, estrutura e garanta a entrega no prazo combinado, sem qualquer avaria às cargas. Segurança e eficácia no serviço são fundamentais para validar a sua escolha por uma empresa.
A Atento Express disponibiliza o serviço de entrega express para atender diversas necessidades, inclusive a sua. Faça uma cotação no nosso site agora mesmo!
Gostou das dicas? Então, não deixe de acompanhar as nossas atualizações aqui no blog. Também estamos no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no Youtube.