Tecnologia na gestão de logística: entenda os impactos e como aplicar em 5 dicas!
Hoje, a tecnologia na gestão logística se faz tão presente dentro dos processos e métodos que já não tem como associar o setor apenas ao operacionalismo. Sem dúvidas, todos esses avanços, ferramentas, sistemas, softwares e soluções tecnológica transformaram — e ainda transformam — o supply chain em algo muito mais estratégico do que operacional.
Para esclarecer melhor como essa “revolução” tecnológica impacta a gestão logística, nós resolvemos preparar este post, trazendo dicas e exemplos do que já é realidade no setor e que vantagens isso tem trazido para dentro das empresas do ramo.
Sendo assim, sem mais delongas, continue a leitura e confira as nossas dicas. Vamos lá!
Afinal, como a tecnologia se apresenta na gestão logística?
Literalmente, de todas as formas possíveis. Ou seja, é possível encontrar soluções modernas e inteligentes em praticamente todas as etapas de um supply chain, desde o uso da inteligência artificial ou da internet das coisas em equipamentos e sistemas de armazenagem de um armazém, como transelevadores ou miniloaders automáticos, até a facilidade de monitoramento de uma entrega, em tempo real, por um GPS.
Ou seja, são infinitas as influências tecnológicas presentes na gestão logística, tanto em processos inbound como outbound, e as tendências mostram que essas inovações estão longe de dar um tempo ou se acomodar com poucas novidades.
Deliveries por drone, entregas antecipadas (Amazon), same-day delivery, entre outros conceitos: basta voltar no tempo em questão de poucos anos que veremos que nada disso existia. Hoje, já são realidades no mercado.
E na prática, o que pode ser implementado em tecnologia na gestão logística?
Bom, acima, falamos de como a tecnologia se faz presente hoje na gestão logística, além de destacar algumas tendências e novidades que já são realidades no mercado.
No entanto, ainda que se precise acompanhar, frequentemente, essas inovações e estar a par do que há de mais novo e moderno no setor, podemos destacar alguns exemplos de soluções que são mais do que diferenciais, mas necessidades em que todas as empresas precisam investir.
Sendo assim, confira as dicas abaixo e saiba o que sua empresa deveria implementar na prática, quando o assunto é tecnologia na gestão logística. Vamos conferir?
1. Sistemas de gestão
Em tempos de logística 4.0, uma gestão eficiente se baseia no uso estratégico de sistemas e softwares específicos, o que não se limita ao ERP. Hoje, por meio de programas e até aplicativos, o gestor consegue, por exemplo, tomar decisões mais precisas, monitorar dados e informações, gerar relatórios, acompanhar operações, entre uma infinidade de tarefas e atividades que essas ferramentas proporcionam.
Um exemplo prático é o WMS, software fundamental para toda empresa que trabalha com distribuição de cargas e que precisa gerir o estoque disponível com detalhes.
2. Ferramentas tecnológicas
Quando se trata do uso de tecnologia na gestão logística, é importante expandir essa ideia para além dos softwares e sistemas. Algumas ferramentas e máquinas são também exemplos de como a inteligência artificial se ocupou em inovar e substituir muitos processos manuais, lentos, obsoletos e suscetíveis a erros.
Por exemplo, hoje, dentro de uma gestão de estoque, é muito mais comum vermos o uso de coletores de dados, códigos de barras e RFID, em vez de demandar a tarefa a um operador humano para rastrear certo item na prateleira. Outro exemplo é encontrar sistemas de picking automatizados, alguns com esteiras e até carrinhos automáticos e inteligentes.
Por fim, até empilhadeiras autônomas, ou seja, sem operadores, já são oferecidas como solução de tecnologia para gestão logística no mercado atual.
3. Rastreamento de cargas em tempo real
Ainda há pouco tempo, para informar uma previsão exata de uma entrega a um cliente, era preciso “correr atrás” dos motoristas e contar com informações nem um pouco confiáveis. Hoje, graças a tecnologias de monitoramento online de cargas, é possível acompanhar cada passo da operação e trabalhar com dados exatos.
Com isso, o setor ganha não somente com o fato de garantir prazos menores, mas também com a segurança da carga, o controle mais detalhado da operação e, principalmente, uma experiência diferenciada para o consumidor.
Além disso, esse tipo de tecnologia na gestão logística não necessita de um investimento por parte de sua empresa, tendo em vista que uma simples escolha correta de seu prestador e parceiro já pode englobar essa solução em um dos serviços oferecidos.
4. Comunicação automatizada
Aproveitando o gancho do tópico anterior, imagine ter que precisar confirmar se uma entrega foi realizada, se um caminhão deu entrada no armazém, a que horas a carga saiu para viagem, entre outros números e dados básicos, que são importantíssimos, porém difíceis de ser controlados manualmente?
Para isso, como solução tecnológica, há sistemas (que também podem ser encontrados em serviços de prestadores e parceiros estratégicos) que alertam o gestor a cada nova etapa da operação, via SMS, EDI ou site.
5. Entregas multimodais
Apesar de a logística brasileira operar, em grande parte, apenas com o modal rodoviário, há certos setores do mercado que dependem de outros meios para conseguir atender às suas necessidades e especificidades.
Hoje, com os avanços da tecnologia e da especialização de muitas transportadoras, as entregas multimodais também se tornam, cada vez mais, uma realidade nacional, garantindo segurança, eficiência e custo-benefício de muitas operações de empresas.
E como a tecnologia na gestão logística influencia a indústria farmacêutica?
Como especialistas em logística na indústria farmacêutica, podemos garantir que a tecnologia também se faz presente e muito necessária nesse setor. Primeiro, por se tratar de um mercado altamente exigente e repleto de cuidados, normas e procedimentos que, hoje, podem ser facilitados graças ao bom uso de ferramentas modernas.
Além disso, o uso de diferentes modais também tem possibilitado maior eficiência, rapidez e segurança na distribuição de medicamentos no Brasil. Por fim, o surgimento de prestadores especializados e qualificados, dotados das devidas tecnologias, tem permitido o desenvolvimento e destaque de muitas empresas do ramo.
Enfim, essas são algumas dicas sobre o uso da tecnologia na gestão logística. Como vimos, esses sistemas e ferramentas não são apenas uma solução para otimizar processos e métodos operacionais, servindo como diferenciação estratégica para o negócio, de modo a garantir mais produtividade, um melhor gerenciamento de riscos, redução de custos e, principalmente, proporcionar experiências únicas no mercado.
Gostou? Quer saber como é possível implementar boa parte dessas tecnologias em sua gestão logística? Então, confira nosso guia completo sobre transporte rodoviário de cargas e se atualize sobre o que há de mais novo e moderno em distribuição!