Saiba tudo sobre transporte de carga aérea
O transporte de carga aérea também é um dos campeões de solicitação no Brasil, com um alto volume diário de envios de diferentes portes.
Quando comparado com o modal rodoviário, o sistema de transporte aéreo perde um pouco de expressividade no país. Afinal, a maior parte das cargas transita pelas rodovias, conduzidas por caminhões de diversos tipos.
De qualquer modo, a importância do modal aeroviário está em crescimento devido a certas características que lhe são únicas. Diante da globalização, e seu papel encontrando as distâncias, especialmente entre países, os aviões se transformaram em valiosos veículos na cadeia logística de muitas empresas.
No Brasil, a infraestrutura desse modal é muito positiva e totalmente capaz de atender às demandas, já que o país tem bons aeroportos nas capitais, capazes de lidar com o fluxo. O modal aéreo é totalmente flexível por conta disso, o que possibilita trajetos dos mais variados internamente e também em atividades internacionais, no caso de empresas que trabalham com importação e exportação.
Em relação ao comércio exterior, o transporte aéreo se destaca pela velocidade com que efetua as entregas aos clientes. Vamos analisar neste artigo o funcionamento do transporte de carga aérea. Continue a leitura a seguir para saber mais.
As aeronaves como solução em diferentes situações
A logística aérea tornou- se recorrente quando o assunto é o comércio exterior. Mercadorias com preços altos, precisam de segurança extra. O modal aeroviário atende às expectativas dos mais exigentes clientes, que desejam rapidez e eficiência.
O transporte de carga aérea não é útil apenas para entregas internacionais. Também pode ser um serviço que oferece economia e rentabilidade em entregas pelo país. Em pelo menos quatro situações, o modal aeroviário se mostra uma solução vantajosa. Confira:
- Transporte de produtos perecíveis
- Transporte de mercadorias de alto valor
- Conduzir cargas que necessitam de reabastecimento rápido
- Para consumidores (empresas ou pessoas físicas) que demandam entregas urgentes
Como funciona a cadeia logística no transporte aéreo?
Quando se trata de importação, o transporte de carga aérea é formado por diferentes representantes logísticos:
- Os clientes, que podem ser os fornecedores (emissores) ou os destinatários
- As agências de carga
- As alfândegas, que cuidam dos trâmites de entrada ou saída das cargas
- As companhias aéreas responsáveis pelo traslado
- Os fornecedores de serviços de recebimento, armazenamento e transporte terrestre até o destinatário
As pessoas encarregadas por cada um desses processos, sejam da sua organização ou da execução dos serviços, são as empresas de logística, cujo objetivo é intermediar diretamente o relacionamento entre o emissor e o destinatário, garantindo a eficiência de toda a Supply Chain.
O gerenciamento da empresa logística (também chamada de integradora) simplifica processos e assegura a integridade da encomenda, além de diminuir os prazos de entrega.
As vantagens do transporte de carga aérea
Podemos citar diversas vantagens como:
- A velocidade nas entregas: contribui para a satisfação do cliente e também para que a empresa recupere seu investimento mais rápido, já que os produtos permanecem menos tempo em trânsito
- Ampla cobertura e penetração: permite uma união estratégica com um conjunto de empresas aéreas que tornam mais fácil o transbordo, assegurando que a carga alcance locais situados longe de portos marítimos
- A integridade e a segurança dos embarques: como as mercadorias passam um período menor no traslado, ficam menos sujeitas a danos, deterioração, extravios ou roubos
- A simplificação nos documentos: o modal aeroviário exige menos processos e burocracia quando comparado ao modal marítimo, ou seja, são mais simples.
Vale destacar que o transporte de carga aérea tende a crescer cada vez mais. No entanto, devemos considerar o seu custo elevado e seu potencial de carga inferior ao do transporte marítimo. Isso acontece, pois a manutenção, o combustível e tudo que envolve aviões é realmente caro, e isso tem reflexo direto no valor dos fretes.
Para optar por essa modalidade de transporte, é fundamental avaliar o custo-benefício para ter certeza de que realmente compensa pagar mais pelo deslocamento das mercadorias no transporte de carga aérea. Pese alguns fatores como valor dos itens, o potencial de perecibilidade, a necessidade de imediatismos nas entregas e etc.
Caso queira saber mais detalhes sobre o sistema de logística de transporte, leia também esta postagem.
Para ficar por dentro das novidades e entender cada vez mais sobre o setor de transporte de cargas, e tudo que envolve esse processo, acompanhe nossas atualizações aqui no blog. Você também pode curtir nossa página no LinkedIn, Facebook, Youtube e nos seguir no Instagram.