
Conheça as 7 principais tendências de logística para 2022
O controle e a gestão da cadeia de suprimentos tornou-se um setor estratégico para as empresas devido a otimização dos processos. Por isso é importante ficar atento às tendências de logística e implementar as melhores medidas para o seu negócio, como nós estamos fazendo no setor de transporte de cargas.
Uma administração mais eficaz pode gerar diferenciais competitivos, reduzindo gastos e aumentando a satisfação dos clientes.
Com a automação e aplicação de tecnologia, o setor de logística vem crescendo e se refinando. Confira as principais tendências de logística para 2022:
1. Internet das coisas
A Internet das Coisas (IoT) possui uma proposta bem simples: objetos conectados à internet trocando informações entre si.
Este conceito está revolucionando a cadeia logística, simplificando, otimizando e barateando as etapas.
Alguns exemplos dessas tecnologias aplicadas à logística são prateleiras com sensores de peso, medidores automáticos de temperatura em máquinas e localização mais exata via GPS.
2. Entrega antecipada
A prática da entrega antecipada visa aumentar a satisfação do cliente por meio de um processo de antecipação de necessidades na compra de mercadorias.
Utilizando um bom software de gestão é possível encontrar padrões de consumo e identificar os próximos pedidos dos seus clientes.
Ao antever essa necessidade, sua empresa pode enviar os produtos para um centro de distribuição antes mesmo do pedido de envio chegar. Isso reduz o tempo que o consumidor precisa esperar até receber sua encomenda, o que aumenta suas chances de fidelização.
3. Logística reversa
Logística reversa é o processo de gerenciamento de produtos após o fim do seu ciclo de vida, procurando neutralizar seu impacto ambiental.
É obrigatória, já que a Lei nº 12.305/10 exige que as marcas deem um fim adequado a seus resíduos sólidos. Assim, os profissionais de logística precisam encontrar estratégias a fim de reaver as embalagens e demais itens transportados.
Dentre elas, a melhor opção — ao menos até o momento — é usar o caminhão de entrega vazio para recolher os itens que estão disponíveis nos pontos de coleta. Dessa forma, além de reaver o material e promover a reciclagem, a empresa também evita que o motorista volte para a garagem sem transportar carga.
4. Transporte via drones
Um drone é um veículo aéreo não tripulado de pilotagem remota, um equipamento tecnológico que está sendo usado cada vez mais em diferentes áreas.
Na logística, os drones podem ser muito utilizados em entregas de mercadorias, seja de produtos simples, de alto valor agregado ou até mesmo órgãos a serem transplantados.
A principal vantagem de utilizar esse modelo como modal de transporte de cargas é o ganho de agilidade na etapa de envio de produtos e o baixo custo operacional, uma vez que não é necessário gastar com combustível, por exemplo.
5. Veículos autônomos
O custo de transportes autônomos, como carros e caminhões sem motorista, tem diminuído ao longo dos anos. Essa tecnologia já é amplamente aplicada por grandes empresas, como o Google, e está sendo inserida no meio comercial por gigantes do transporte, como a Uber e a Volvo Trucks.
A proposta é muito interessante: são meios de transporte não tripulados, equipados com vários sensores e capazes de traçar rotas pré-definidas. Além de toda a automação, também é necessário inserir controladores no processo, o que facilita a administração remota.
6. Verticalização do armazém
A verticalização dos armazéns não é uma novidade, mas ela também aparece na nossa lista de tendências de logística por um motivo muito simples: as empresas precisam, cada vez mais, cortar gastos e otimizar a utilização de todos os seus recursos para obter a maior margem de lucro possível.
Com armazéns verticalizados é possível aproveitar melhor a alocação de produtos, segmentar cada corredor e usar todo o potencial das empilhadeiras.
O resultado disso é bem interessante, uma vez que os armazéns podem ser cada vez menores, mais setorizados e eficientes. Isso reduz o tempo de deslocamento das empilhadeiras, diminui o custo de armazenamento e otimiza todo o processo de entrada e saída de insumos.
7. Logística omnichannel
A convergência do mundo físico e virtual é uma tendência representada pelas estratégias omnichannel. No meio logístico, este tipo de conceito envolve a integração de diversos canais online e offline para tornar a experiência do cliente mais unificada.
O compartilhamento de dados e informações serve para promover entregas mais ágeis e minimizar os desafios operacionais. Alguns exemplos são a redução do prazo previsto para o recebimento do produto e a otimização do planejamento de estoques.
Como você pode ver, as tendências de logística para 2022 podem ser inseridas em sua empresa sem grandes dificuldades. Algumas exigem mais investimento, outras precisam apenas de um planejamento mais direcionado.
O importante é aproveitar essas novas ideias para melhorar toda a cadeia de suprimentos e garantir o sucesso das suas operações.
Você gostou deste conteúdo? Então, siga a Atento Express no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe as atualizações do blog.